A Quiropraxia tem como conceito de que o corpo como um todo é alimentado pelo fluxo de informações que vem dos feixes nervosos. Na coluna vertebral, onde se localiza a medula espinhal, existem inúmeros feixes nervosos que se ramificam e direcionam aos diferentes órgãos e tecidos do corpo humano, provocando assim uma total sintonia entre o cérebro (Sistema Nervoso Central) e o corpo (Sistema Nervoso Periférico).
Essa perfeita sintonia pode ser interrompida por algumas alterações nas estruturas do corpo tais como tecidos musculares, ligamentares e principalmente articulares que se traduzem em dores que geram tensão na nuca, musculatura rígida, tontura, zumbidos nos ouvidos dentre outros desconfortos.
Algumas posturas incorretas ou ate mesmo desvios das vértebras da coluna (sub-luxações) podem gerar uma compressão e fixação do nervo, levando as diversas patologias do sistema neuro-músculo-esquelético, fazendo com que o corpo humano crie movimentos compensatórios para se adaptar e tentar mascarar a dor.
Ao longo da coluna, também existem as raízes dos centros de força, os chacras, uma vez a coluna desalinhada há sobrecarga de energia em alguns pontos e defasagem em outros, o que favorece ao desânimo, insônia, pesadelos, desgaste generalizado, já que o corpo não recebe as informações necessárias (o quantum de energia adequado).
A função do Quiropraxista é avaliar minuciosamente as articulações e ao localizar essa fixação, o profissional usa de técnicas manuais e ajustes manipulativos específicos para “liberar” o fluxo de informações e devolver a perfeita sintonia entre o Cérebro, o Corpo e a alma.
Alguns benefícios da quiropraxia são:
· Alivio de dores na coluna e cabeça;
· Alivio de dores e tensões musculares;
· Ganho de movimento articular;
· Harmonia entre os sistemas do corpo.
Maravilhoso!
ResponderExcluirAs informações sempre favorecem aos que as recebem.
Parabéns, sucesso sempre.
Abs
Martha Mendes